Início » Noticia » 'Banco de Alimentos' da Ceasa retoma entregas de hortifrutis nas Usinas da Paz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

'Banco de Alimentos' da Ceasa retoma entregas de hortifrutis nas Usinas da Paz

A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Pará) e a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) iniciaram nesta sexta-feira (16) mais uma etapa do Projeto "Banco de Alimentos", visitando as Usinas da Paz. A UsiPaz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, foi a primeira do calendário de recebimento das cestas de hortifrutis orgânicos, organizadas pela equipe da Ceasa com doações dos permissionários do entreposto estadual.

Produtos que chegam à mesa de quem precisa, como Cleonice Maciel, 57 anos, mãe de um filho com deficiência. Ela, que trabalha como copeira e mora no bairro Carmelândia, disse que muitos dos produtos que levou hoje para casa quase nunca tem condições de comprar devido ao orçamento apertado. "Eu trabalho, mas o que ganho não dá pra comprar um quilo de batatas a R$ 10,00, por exemplo. Quando compro é tudo regrado, de uma, duas unidades no máximo", informou.

Agradecimentos - Cleonice agradeceu pelo que definiu como "uma bênção" na mesa de todas as 50 famílias contempladas. "Agradeço ao governador Helder Barbalho, à Usina da Paz e à Ceasa porque somente quem vive a nossa realidade é que sabe o que isto representa. Que sempre vocês possam retornar aqui, e em outras comunidades", acrescentou.

Para o vigilante Deyvid Ferreira, 42 anos, que há vários meses enfrenta o desemprego, receber o benefício foi motivo de alegria. "Esse projeto é muito bonito porque leva alimentação saudável, que muitas vezes a gente não tem pra dar a nossos familiares. Estou olhando aqui a quantidade de coisas que faz tempo que não entram em casa por causa da nossa atual situação.  Tantas frutas, legumes... Já estou pensando na salada e em outros pratos que minha esposa vai preparar pra gente", disse Deyvid.

Pamela Massoud, diretora de Territórios da Seac, ressaltou o êxito do projeto. "Sou uma entusiasta dos projetos da Ceasa, que estão entre os maiores programas de cidadania do governo do Estado. Para nós, da Seac, é uma imensa alegria reiniciarmos essa nova maratona de entregas do 'Banco de Alimentos' dentro das Usinas da Paz, agora em 2024. Estamos sempre de portas abertas para receber essa grande parceira, que é a Ceasa, nessa missão do governo do Estado de levar cidadania a toda a população", enfatizou.

Combate ao desperdício - O presidente da Ceasa, Raimundo Santos Júnior, relembrou o início do projeto há um ano, quando centenas de famílias em situação de insegurança alimentar começaram a ser beneficiadas com os hortifrutis orgânicos na Região Metropolitana de Belém.

"Como fazemos questão de dizer por onde passamos, as ações do governo do Estado não são pontuais. Elas são permanentes. Prova disso é que estamos aqui novamente, contemplando mais pessoas e levando aos lares de quem precisa a mitigação da fome, por meio do combate ao desperdício.  Parabéns ao nosso governador Helder Barbalho, ao nosso secretário de Articulação e Cidadania, Igor Normando, e a todo o nosso time incansável da Ceasa, que enfrenta a chuva, o sereno das madrugadas, mas está sempre ali, cumprindo nosso papel social de levar cidadania a todos, por meio dos produtos arrecadados que se transformam em alimentos à população carente ", reforçou o gestor da Ceasa.

Texto: Áurea Gomes (Ceasa) / Fotos: Ascom Ceasa