Início » Noticia » Em Belém, órgãos estaduais integram ação de saúde e cidadania em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Em Belém, órgãos estaduais integram ação de saúde e cidadania em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Órgãos do Governo do Estado participaram, neste domingo (10), da ação integrada “Justiça e Cidadania Por Elas”, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A programação, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira (8), ocorreu na Praça da República, em Belém, e reuniu centenas de pessoas.  
 
Durante o evento, foram oferecidos de forma gratuita diversos serviços nas áreas da saúde, cidadania, cultura, lazer, além de assistência social e jurídica às participantes. Entre os serviços ofertados estiveram a emissão de documentos, como RG, Cartão SUS, Carteira de Trabalho, ID Jovem, 2ª via do título eleitoral, número do NIS e 2ª via de CPF, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, testes rápidos para a detecção de doenças, distribuição de cestas de alimentos, enxovais e máquinas de costura, além de atividades recreativas de esporte, estética e opções de entretenimento para todas as idades.
 
Carla Gomes Tavares, grávida de 3 meses, foi uma das contempladas com a entrega de enxovais por meio da Fundação ParáPaz, para ela a ação foi de grande importância. “Esta é uma ação ótima, porque às vezes a gente não tem condições de comprar um enxoval para nossos bebês, então foi uma benção. Como mulher, me sinto feliz e muito contente. Não só eu, mas todas as mães que estão aqui.” declarou Carla. 
 
A dona de casa Josiele Coimbra, que já foi vítima de violência doméstica, hoje celebra uma nova vida e aproveitou a ação para cuidar da estética. “Essa ação é tudo de bom. Recebi um ótimo tratamento das pessoas que estão me tratando. Aproveitei o corte de cabelo e vim ficar bonita na ação de beleza. Hoje eu me sinto muito valorizada.” comemorou. 
 
 
INTEGRAÇÃO - Diversos órgãos do Governo do Estado se fizeram presentes durante a ação, como a Secretaria de Articulação da Cidadania (SEAC), Fundação ParáPaz, Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Saúde Pública (SESPA). Para o secretário de Cidadania do Pará, Igor Normando, o objetivo do trabalho é valorizar o público feminino e garantir direitos ao público feminino.
 
“Esta é uma grande ação de cidadania realizada por meio de parceria com o Tribunal de Justiça e vários outros órgãos. Trouxemos aqui vários atendimentos por meio das carretas do programa Territórios pela Paz (TerPaz). São ações que visam melhorar a vida das pessoas e também garantir às mulheres paraenses o direito e acesso à cidadania", destacou o gestor. 
 
 
Já o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, reforçou o trabalho feito pela instituição em prol das mulheres. “A gente ressalta que no calendário mundial, o dia da mulher é uma das datas mais importantes a comemorar. A Fundação ParáPaz, participando desta grande ação, traz para as mulheres a importância delas na nossa sociedade. A proteção das mulheres para nós é muito importante e, neste sentido, executamos durante todo o ano ações para reforçar o empoderamento feminino.” 
 
Contribuição: Nathalia Mota (PARAPAZ)