Início » Noticia » Estudantes da rede pública aprendem sobre empreendedorismo sustentável na UsiPaz Jurunas/Condor
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Estudantes da rede pública aprendem sobre empreendedorismo sustentável na UsiPaz Jurunas/Condor

Estudantes da rede pública estadual participaram, na manhã desta quarta-feira, 10, do curso de formação do programa Negócios Sustentáveis, iniciativa fruto da parceria entre a Organização Social Junior Achievement (JA Pará/Brasil), voluntários da Fundação Bradesco e a Secretaria de Estado Articulação da Cidadania (SEAC), por meio da Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, onde o evento foi realizado.
 
 
O programa abordou e explorou conceitos ligados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, destinados a estudantes do ensino médio de regiões carentes e periféricas, de fundamental importância para a conscientização em relação ao futuro do planeta. 
 
Conteúdo - Empreendedorismo sustentável, economia circular e consumo consciente estiveram entre os conceitos abordados pelo programa, que, por fim, apresenta novas possibilidades de empreender de forma mais sustentável.
 
 
O estudante Ariel Balieiro sonha em abrir o próprio negócio: uma loja autoral de chapéus. Ele aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas e melhorar a visão de futuro sobre o mercado de trabalho. "Eu vim saber mais sobre o tema, principalmente da sustentabilidade. Saber como eu vou poder descartar meu material, como fechar parceria com as empresas e são temas que vão me ajudar no mercado de trabalho, com certeza. Quero trabalhar de forma responsável, pensando no meio ambiente", disse.
 
 
Já a estudante Sarah De Moraes, de 16 anos, gostou da temática apresentada no evento e de pensar no sustentável. "Ta sendo muito interessante falar e aprender sobre esse tema. Pensando no futuro, é uma coisa muito importante, pois sabemos o quanto as coisas são gastas e que muitas pessoas não se importam. Precisamos pensar e repensar", contou.
 
Números - Desde 2022, o projeto já beneficiou 394 estudantes do ensino médio em todo o Brasil, cuja meta para este ano é que mais de 300 estudantes sejam beneficiados. 
 
O Secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, destaca a importância da sustentabilidade para a perspectiva do mercado de trabalho. "Ao abordar conceitos como desenvolvimento sustentável, empreendedorismo sustentável e consumo consciente, estamos preparando os jovens não apenas para contribuírem para um futuro mais verde, mas também para se destacarem em um mercado de trabalho que valoriza a sustentabilidade", explicou.
 
 
Os participantes do programa que mais se destacarem poderão ser selecionados para participar do Findinexa Brasil, o principal fórum de empreendedorismo jovem do Brasil. O evento está agendado para ocorrer em outubro deste ano, na cidade de Luís Correia, no estado do Piauí.