Início » Noticia » 'Governo do Pará nos Bairros' leva cerca de 80 serviços gratuitos a moradores de Ananindeua

Moradores do bairro do Aurá, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foram beneficiados no sábado (16) com mais uma edição do Programa “Governo do Pará nos Bairros”. Ao longo da manhã, diversos órgãos estaduais ofereceram serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, assistência social e cidadania, atendendo às demandas de moradores do Residencial Portal do Aurá I e de comunidades próximas.

Cerca de 80 serviços foram oferecidos, incluindo consultas oftalmológicas e odontológicas, atendimentos com clínico geral, vacinação, testes rápidos para detecção de doenças, encaminhamento para recebimento de óculos de grau, emissão de documentos, acesso a microcrédito, serviços de estética, atendimentos veterinários (vacinação antirrábica e consultas para cães e gatos), atendimento jurídico, ecoponto, oficinas de gastronomia e atividades recreativas para crianças.

A programação também contou com a entrega de benefícios dos programas estaduais CredCidadão e Sua Casa, e distribuição de cestas de alimentos, enxovais para grávidas e máquinas de costura.

"Tudo perfeito" - Para a dona de casa Marlene de Carvalho, contemplada com cesta de alimentos, “esta ação é muito boa. A gente quase não tem alimento durante o dia, pois está tudo muito caro. Essa ajuda é fundamental, e vai ajudar bastante as nossas famílias”.

A vendedora Valesca de Souza aproveitou para garantir os óculos de grau. “Meus óculos já estavam vencidos. Muitas vezes a condição financeira não nos ajuda, porque os óculos são caros. Pra mim essa ação foi muito benéfica. Os médicos também foram muito atenciosos. Foi tudo perfeito”, afirmou a moradora.

Prestes a dar à luz sua segunda filha, a pedagoga Bruna Isabele se emocionou ao ser contemplada com a primeira parcela do programa habitacional Sua Casa, criado pelo governo do Estado. “Eu gostaria muito de agradecer essa oportunidade que recebemos. Esse valor vai servir para reformar a nossa casa, que está bem deteriorada. Vai ajudar bastante para dar mais conforto para a nossa bebê que está chegando”, disse Bruna.

Ação integrada - Em 2023, o Programa “Governo do Pará nos Bairros” beneficiou mais de 95 mil pessoas. Só nas edições de 2024 já foram atendidas cerca de 100 mil. O Programa conta com a participação de diversos órgãos estaduais, da administração direta e indireta. Dentre estes, estão as secretarias de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu); Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa); Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Departamento de Trânsito (Detran); Defensoria Pública do Estado; Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa); Companhia de Habitação (Cohab); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e Banco do Estado (Banpará), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com a secretária adjunta de Articulação da Cidadania, Alessandra Amaral, em breve mais comunidades serão contempladas pelas ações do "Governo do Pará nos Bairros". “A gente fica muito feliz em poder estar contemplando o bairro do Aurá com esta grande ação de Governo. Os moradores estavam ansiosos. Muitos até não acreditavam na presença de tantos serviços em um dia só. Nosso sentimento é de dever cumprido. Vamos seguir levando estes serviços com muito amor e dedicação, pois nosso dever, enquanto servidores do governo do Estado, é servir à população”, ressaltou.