Início » Noticia » Programa 'Por Todas Elas' leva serviços gratuitos a mulheres marajoaras

Programa 'Por Todas Elas' leva serviços gratuitos a mulheres marajoaras

O Governo do Pará realizou na quinta-feira (4) mais uma etapa do Projeto “Por Todas Elas”, desta vez no município de Breves, no Arquipélago do Marajó. A ação reuniu milhares de pessoas no Centro Comunitário Elcione Barbalho, onde foram oferecidos serviços gratuitos nas áreas da cidadania, saúde, lazer e capacitação às mulheres.

A ação contou com cerca de 30 serviços, entre os quais emissão de documentos; atendimento médico, oftalmológico, odontológico e ginecológico; vacinação; testes rápidos para detecção de doenças; design de sobrancelha, corte de cabelo, atendimento veterinário, palestras e oficinas educativas.

A moradora Dilma Gonçalves foi em busca da segunda via da carteira de identidade para a filha, e aproveitou a oportunidade para fazer consulta oftalmológica e escolher os óculos. “A emissão do RG foi bastante rápida; tudo ótimo e de graça. Acho esse evento muito importante, pois eu não tenho condições, assim como muitas pessoas. Aqui eu passei pelo exame oftalmológico, escolhi o óculos e agora só vou esperar ficar pronto para receber”, contou Dilma.

O "Por Todas Elas" estadual, lançado no último mês de março, funciona de forma itinerante e visa levar ações sociais, de saúde, empoderamento e capacitação às mulheres em todas as regiões do Pará.

Protagonismo feminino - Durante a programação em Breves, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou o compromisso do governo do Estado em fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres. “A gente fica feliz de, mais uma vez, estar em Breves trazendo atendimentos à população. O Governo precisa estar do lado do povo que o elegeu, com a confiança de estarmos todos os dias trabalhando por essa população. Hoje estamos aqui com atendimentos médicos, odontológicos, de beleza, emissão de documentos e palestras, além de bate-papo com as mulheres. Essa é uma ação muito importante para que a gente possa fortalecer o protagonismo feminino e o atendimento às mulheres, que são tão importantes aqui no Marajó e em todo o nosso Estado”, afirmou a vice-governadora.

Para o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, o programa reforça a valorização feminina. “O governo do Estado segue valorizando as mulheres paraenses, e é muito importante que possamos trazer grandes ações de cidadania, saúde, estética e lazer a municípios de outras regiões do Pará, aproximando cada vez mais o Governo da população que mais precisa”, ressaltou.

Benefícios - O governo do Estado também entregou benefícios do projeto, incluindo kit enxoval, cestas básicas, máquina de costura, redes e motores de rabeta (pequena embarcação).

A dona de casa Roselene de Castro Moraes foi uma das beneficiadas com a entrega de máquinas de costura. Para ela, o equipamento chegou em boa hora. “Essa máquina vai me ajudar bastante. É uma entrega muito importante. Agradeço muito, primeiramente a Deus, ao governador e toda a sua equipe de trabalho”, disse Roselene.

Moradora de Breves, Jaqueline Castor também foi contemplada com uma nova máquina de costura. “Agora vou poder costurar minhas próprias roupas e as roupas dos meus filhos, sem precisar pagar por isso. Agradeço ao governo por ter nos proporcionado essa nova máquina de costura, que vai me ajudar bastante”, garantiu.

Calendário - Em abril, o “Por Todas Elas” vai percorrer outras regiões do Estado, de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 09 - Castanhal

Dia 12 - Capanema