Início » Noticia » Usinas da Paz promovem programação inclusiva para conscientizar sobre o autismo
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Usinas da Paz promovem programação inclusiva para conscientizar sobre o autismo

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - 02 de Abril -, as Usinas da Paz prepararam programações especiais alusivas à data. Criado em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia especial difunde informações, a fim de promover a inclusão e reduzir o preconceito sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
Na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, esta terça-feira (02) foi marcada por uma grande programação que reuniu pais e alunos atendidos no complexo, e contou com uma série de atividades, como oficinas de desenhos e pinturas, jogos de mesa e atividades esportivas e digitais.
 
 
A dona de casa Benedita Brandão participou da programação com o filho João Victor, diagnosticado com TEA, aluno de natação na UsiPaz. Para ela, o trabalho realizado no local mudou a realidade da sua família. “Frequentamos a Usina desde que iniciou o projeto. É um local muito importante para o desenvolvimento do meu filho. Aqui temos estrutura e profissionais preparados para atender as crianças. O desenvolvimento dele melhorou bastante, assim como o seu comportamento. Ele ficou mais calmo e concentrado”, disse a mãe de João Victor.
 
 
Interação - A psicopedagoga da UsiPaz, Kelly Viviane, informou que as atividades elaboradas no local são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes neurodivergentes. “Por meio das atividades como pinturas, jogos e esportes, os alunos podem se desenvolver e brincar com outras crianças. Quando elas passam a interagir, passam a participar cada vez mais das atividades, porque conseguem socializar”, enfatizou.
 
Já o professor de Educação Física Reinaldo Costa, que há mais de 20 anos atua na inclusão por meio do esporte, destacou a importância de os pais procurarem atividades para os filhos. “Crianças e jovens com TEA podem se desenvolver de forma ampla e levar a vida normalmente. Pedimos sempre para que os responsáveis tragam seus filhos, que mostrem que eles têm um verdadeiro valor, e são pessoas altamente inteligentes, que precisam ser incluídas e respeitadas em todas as atividades", acrescentou o professor.
 
Ao longo da semana, outras Usinas localizadas na Região Metropolitana de Belém vão receber programações especiais alusivas à data de conscientização sobre o autismo.
 
 
De acordo com o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, atualmente as Usinas da Paz atendem e beneficiam mais de 5 mil pessoas com TEA. “As Usinas são espaços de oportunidade, apoio e inclusão, e hoje contam com uma série de atividades e profissionais capacitados para atender crianças, jovens e adultos com autismo, e garantir que eles possam ter acesso a lazer, aprendizado e, sobretudo, possam estar incluídos na sociedade”, disse o titular da Seac.
 
Homenagem - Na última segunda-feira (1º), a Usina da Paz Jurunas/Condor foi homenageada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) durante sessão especial alusiva ao mês de conscientização ao autismo. A homenagem foi um reconhecimento ao projeto permanente executado na Usina, que atende cerca de 300 famílias, em diferentes áreas e especialidades, com atividades e serviços voltados para a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com TEA.
 
A técnica em Enfermagem Mara Minea e seu filho Henrique Gabriel, 4 anos, diagnosticado com TEA nível 2 de suporte, hiperatividade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), fazem parte do público beneficiado pela Usina. Ela contou que conheceu “a Usina da Paz desde a inauguração. No início não tinham ainda serviços específicos voltados para o meu filho. Graças a Deus o Governo abraçou a nossa causa. Nossos filhos precisam de pessoas que se comprometam e se solidarizem. Que tenham essa visão. A gente precisa buscar as melhorias dessas crianças, para que elas possam se desenvolver. Hoje temos na Usina da Paz um espaço para isso”.