Início » Noticia » Usinas da Paz realizam competição gastronômica entre alunos da Cabanagem e Icuí-Guajará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Foi realizado no sábado, 23, uma batalha culinária envolvendo os alunos do curso de Gastronomia das Usinas da Paz Cabanagem e Prof. Amintas Pinheiro, no complexo do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

A competição contou com a participação de uma equipe de jurados composta por profissionais do cenário gastronômico paraense.

A Secretária Adjunta da Seac, Alessandra Amaral, esteve presente prestigiando o evento e destacou a importância da iniciativa para a comunidade. "É importante dar cada vez mais visibilidade e ressaltar a importância desses cursos oferecidos pelo Governo do Estado, os quais têm o poder de transformar vidas diariamente, promovendo a paz em nossas comunidades", ressaltou Alessandra.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Pará (ABRASEL-PA), Isabela Lima, que também participou do evento como jurada, destacou a importância da parceria com as Usinas da Paz. "Com uma trajetória de 10 anos na gastronomia, minha paixão pela culinária floresceu desde a infância. Comecei com encomendas em casa e, junto com minha irmã Renata, expandimos para abrir a Suíte. Hoje, com três negócios, contribuímos para gerar 67 empregos diretos, impulsionando o desenvolvimento econômico local. Como presidente da ABRASEL, nosso objetivo é conectar a comunidade com a iniciativa privada, valorizando o setor gastronômico e criando oportunidades em parceria com as Usinas da Paz", afirmou Isabela.

Parceiros - O evento realizado pela Seac, teve parceria com empresas privadas como a Tramontina, Mirella e o Amazon Exotic Food. "Fiquei impressionado com a expectativa de ver os chefes na cozinha. Estávamos ansiosos para presenciar as habilidades dos participantes. Estou empolgado em anunciar que este ano teremos o mais grandioso festival de gastronomia que o Norte já presenciou e a equipe vencedora terá um privilégio especial: acesso exclusivo para degustar à vontade no evento, durante 11 horas inteiras", informou Ricardo Nobre, idealizador do Amazônia Exotic Food.

Conquista profissional - A aluna da turma ganhora, do Icuí-Guajará, Karina Reis, expressou sua alegria ao conquistar a vitória. "Foi incrível termos vencido! Foi um percurso repleto de desafios e emoções. Treinamos intensamente durante duas semanas, inclusive tivemos uma aula especial, focada no menu que apresentamos. Embora tenha sido um tanto estressante, foi extremamente gratificante ver todo nosso esforço culminar na vitória", explicou.

O aluno de Gastronomia, Daniel Oliveira, da Usina da Paz Cabanagem, compartilhou sua perspectiva sobre a competição. "Considero este momento extremamente significativo, pois nos permite aplicar todo o conhecimento que adquirimos aqui na usina. Contamos com professores altamente qualificados, o que me deixa emocionado ao lembrar de tudo o que aprendemos e de como transformamos esses ensinamentos em técnicas durante a apresentação para os jurados", disse o aluno.

Serviço - Os cursos e oficinas de Gastronomia são promovidos em todas as Usinas da Paz, de forma recorrente. Os documentos necessários para inscrição, que é realizada de forma presencial, são: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.